Pesca em Rio

  Pesca Rios e Lagos

 

        Cotas permitidas por estado

               Cuidados:  Vacinas

 

                  GOIÁS

 

             Rio Araguaia  

(Rio das Araras Vermelhas e nasce no estado de Goiás na Serra do Caiapó, próximo ao parque nacional das Emas)

Este rio faz a divisa natural entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará Possui uma extensão de 2.114  km e é considerado um dos mais piscosos do mundo. Porém vem sofrendo nos últimos anos com a pesca predatória que tem diminuído o número de peixes, sendo outro fator para a diminuição de peixes nesse rio a construção da Hidrelétrica de Tucuruí, pois a mesma não possui recursos necessários para a subida natural de peixes em período de desova.

Em 2007 foi possível observar grande quantidade de assoreamentos e diminuição na quantidade de água, o que está dificultando a navegação de barcos maiores em muitos trechos do rio, principalmente no trecho acima do município de Aragarças.

Durante a seca nos meses de julho e agosto, formam-se em seu leito ilhas de areia que são utilizadas como área de acampamento por turistas.

Cidades as margens do Rio

  • Aragarças-GO
  • Barra do Graças – MT
  • Auanã – GO
  • Cocalinho-MT
  • Bandeirantes-GO
  • Luis Alves – GO
  • São Felix do Araguaia-MT
  • Luciara-MT                                                                                                                                                     
  • Santa Terezinha-MT
  • Caseara-TO
  • Conceição do Araguaia-PA
  • Couto de Magalhães-TO
  • Araguanã-TO
  • São Geraldo do Araguaia-PA
  • Xambioá-TO
  • Araguatins-TO
  • São João do Araguasia-PA
  • Ponte Branca-MT
  • Araguacema-TO

Espécies de peixes encontrados

Apapá ou Dourada,Aruanã,Barbado,Bargada, Bicuda, Cachorra,Corvina, Mandubé, Matrinxã,Pacu,Piau,Pintado,Piraíba,Pirarara, Pirarucu,Traira, Tucunaré.

Cotas5 kg + 1 exemplar

IscasPela diversidade de peixes as iscas utilizadas são muitas mas, em geral Pequenos peixes, Minhocuçu, artificial meia água para Tucunarés, spinners.

Equipamento necessárioMolinetes ou carretilhas de porte médio a grande,linhas de 30 a 50 libras, nunca esqueça sua licença de pesca
 Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis 

Cuidados: Protetor solar, repelente (abelhas,mosquitos e aranhas)Óculos de sol, boné, roupas leves e blusa de frio para a noite, vacina contra a febre amarela.

Como chegar: São Miguel do Araguaia a distância de Goiânia: 483 km

 

            Rio Cristalino 

 

O Cristalino é um rio muito interessante para aqueles que apreciam uma boa pescaria. Suas águas como diz o próprio nome são claras, e durante o período das chuvas formam numerosos e lindos lagos, onde vão procriar tucunarés, apapás, bicudas, pirararas, piaus, pacús, pirarucus, pintados entre outros peixes. Em suas margens pode-se observar a natureza praticamente intocada, dando ao visitante a oportunidade de deparar-se com animais silvestres como  antas, capivaras, macacos, ariranhas, veados, e pássaros como jacús cigano, papagaios, jaburús, biguás, tucanos, xexéu, manguarís e muitos outros. Pescar ouvindo a sinfonia dos pássaros é indescritível.  Podemos ainda observar na região, a Aldeia da Mirindiba, dos índios Carajás, considerados os melhores guias e piloteiros do Rio Cristalino.

Espécies de peixes encontrados

Tucunaré, Matrinxã, Bicuda,Piau, Jacundá,Palmito, Cachorra, Pirarara entre outras.

 Cotas5 kg +1 exemplar

 Iscas: Milho verde, Tuvira,Lambari, pedaços de peixe,artificial meia água

 Equipamento necessárioCarretilha ou molinetes leves, linha 20 a 40 libras

 Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis, para pescadores/ grupos de pescadores.

Cuidados: Protetor solar, repelente (abelhas,mosquitos e aranhas)Óculos de sol, boné, roupas leves e blusa de frio para a noite, licença de pesca. Não esquecer da vacina

Como chegar: Estando em Luis Alves, acesso só embarcado ao rio Araguaia viagem de 2 horas e meia.

 É possível acampar em sua margens

          Rio Corumbá-GO 

Os principais afluentes do rio Corumbá são o rio areias, rio descoberto, rio São Bartolomeu  e o Piracanjuba.

Excelente ponto de pesca, principalmente embarcada em busca dos peixes que acompanham as correntes.

Espécies de peixes encontrados

Apapá, Aruanã, Barbado, Cachara, Cachorra, Caranha,Corvina, Curimbatá,Jau,Mandubé, Palmito, Tucunaré entre outros

Cotas5 kg + 1 exemplar

IscasTuvira, filé de peixe, massa, artificiais meia água e de fundo

Equipamento necessário:Vara leve/média, carretilha ou molinete leve / pesada

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis, para pescadores/ grupos de pescadores.

CuidadosProtetor solar, repelente tem muitas (abelhas, mosquitos e aranhas)Óculos de sol, boné, roupas leves e blusa de frio para a noite, use sempre o colete salva vida,licença de pesca.

 

         Três Ranchos (GO) 

A cidade de Três Ranchos, celeiro do Lago Azul, é hoje um dos melhores lugares para se visitar no estado de Goiás. Localizada na região sudeste do estado a 330 km de Brasília, 286 km de Goiânia, 110 km de Uberlândia e 720 km de São Paulo, Três Ranchos conta com um dos maiores Lagos de Água doce da América Latina, com mais de 400 km de extensão, com profundidade de até 180 metros e aproximadamente 17,5 bilhões de metros cúbicos de água. Um local perfeito para o seu descanso.

A culinária do local é muito apreciada e conhecida pelo Filé de Tucunaré, peixe da região, que é à base da alimentação da região. Além disso, o mais gostoso é possível fisgar um desses, a imensidão do Lago Azul reserva vários segredos e um deles é a grande variedade de peixes encontrada em suas águas, mais um grande atrativo para você amante da pescaria.

 Espécies de peixes encontrados

Dourado,Pintado, traira, piranha, piapara, jaú, mandi, piau, papaterra, caranha, tambaqui e lambari.

Cotas:5 kg + 1 exemplar

Iscas:Massa, Tuvira,filé de peixe, artificial meia água.

Equipamento necessário:Vara leve e média molinete/,carretilha leves, linha 15 a 30 libras

Cuidados: Protetor solar, repelente, óculos de sol, boné, roupas leves e blusa de frio para a noite, use sempre o colete salva vida, licença de pesca.

 Hospedagem:  Vide páginas Pousadas, hotéis

Como chegar: Acesso Rodoviário Br 050 (via Brasília ou Uberlândia) e Br 352 (via Goiânia),que findam na cidade de Catalão,sendo necessário seguir pela Go 330.

 

             Rio Crixá-Açu 

Também chamado de rio Crixá Grande banha o estado de Goiás

Afluente da margem direita do Rio Araguaia , desagua no município de São Miguel do Araguaia Possui várias espécies de peixes entre os quais: Pial, Mandubé, Branquinha, Pirarara, Filhote, Pintado dentre outros tantos. Rio de águas claras e durante os meses de julho até novembro possui belas praias. Nas  margens  encontram-se vários pássaros bem como algumas casas de veraneio.

Rio Crixá-Açu (Crixá Grande) nasce perto da rodovia Belém-Brasília, no divisor de águas com o rio Tocantis nas encostas das serras de Nova América (Goiás). O nome vem da nação indígena que habitava a região da antiga capital de Goiás.

O Crixás vai recebendo afluentes como o rio dos peixes, rio dos bois  e o rio Crixa-Mirim(Pequeno), antes de formar um longo combinado com o Araguaia, onde deságua entre Bandeirantes (Goiás) e Luis Alves (Goiás).

 É tão importante na história da região que deu nome ao município onde nasce (Crixás) e ao que contém sua foz ( Nova Crixás) a foz do Crixás com o rio Araguaia é uma área selvagem de rara beleza, numa barra hoje transformada em reserva particular do patrimônio natural (RPPN do Jaburu) de grande extensão.

Espécies de peixes encontrados 

Pacu caranha, matrinxã, pirarucu, piau, pacu, tucunaré, corvina e traíra. Entre os peixes de couro estão filhote, cachara, barbado, pirarara, jaú, mandubé, surubim chicote, bico de pato e mandi.

Cota5 kg + 1 exemplar (GO)

IscasTuviras, filé de peixe,artificiais stick, zara, jig, massa

Equipamento necessáriovaras leves e médias, molinete/carretilha leves,linha 30 a 40 libras

CuidadosProtetor solar, repelente, óculos de sol, boné, roupas leves e blusa de frio para a noite, use sempre o colete salva vida, licença de pesca.

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 Como chegar: Acesso por Luis Alves (Goiás)

  

  Lago da Serra da mesa – Uruaçu (GO) 

Localizado ao norte do estado de Goiás, o Lago da Serra da Mesa é formado pelo rio Maranhão, afluente do Tocantins e seus afluentes como os rios das Almas, Biliago, Trairas, rio do Peixe entre outros, se destaca pela excelente piscosidade de tucunarés. É o maior lago articial  do país, recebe esse nome devido a uma formação de terreno plano como de uma mesa, existem vários pontos de pesca no Rio Traíras, Biliago, rio do Peixe, Maranhão.

Espécies de peixes encontrados, ( tucunarés: O amarelo, em menor número e tamanho e o azul, que são encontrados em abundância que atingem bons tamanhos. Além deles, bicuda, cachorra, traírão, piranha , barbado, pintado.

Espécies de peixes encontrados 

Peixes: Tucunaré, Corvina,pintado , Piau, Pacu, Barbado,pintado.

Iscas: Stick, massa, tuvira, filé de peixe

Equipamento necessário:Varas e molineetes leves, linha 20 a 30 libras

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

CuidadosProtetor solar, repelente, óculos de sol, boné, roupas leves e blusa de frio para a noite, use sempre o colete salva vida, licença de pesca.

Como chegar: Para chegar ao Lago da Usina de Serra Mesa partindo do centro de Brasília, siga no sentido Brazlândia pela DF-240. De lá, entre na BR-251, sentido Padre Bernardo. No povoado de Dois Irmãos, há um entrocamento. Para Niquelândia, o motorista deve seguir pela BR-414; para Uruaçu, pela BR-080. De Niquelândia até o lago, são 35km. Siga em direção à mina Codemin, pela GO-237

 

São Paulo

        Ribeira de Iguape 

Localizado  no estado de São Paulo que forma a bacia Hidrográfica do rio Ribeira e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá  denominada vale do Ribeira o qual apresenta ecossistemas aquáticos rio, estuario e mar  e terrestres  duna ,mangue e restinga possui uma área de 2.830.666 hectares (28.306 km²), sendo 1.119.133 hectares no Estado do Paraná e 1.711.533 hectares no Estado de São Paulo.

Altura do município de Iguape Possui uma área muito rica em manguezais, considerada um dos cinco maiores criadouros marinhos do mundo.

Após o  Rio Ribeira até o desague no  Oceano Atlântico tem aproximadamente 34 kms de extensão. Sua foz localiza-se no município de Iguape, no local denominado Barra do Ribeira, o qual deu nome ao bairro. Desde a conclusão do Valo Grande, em 1856 parte de suas águas não deságua diretamente no mar, e sim no Mar Pequeno, compreendido entre o continente e a Ilha Comprida, e vão em direção ao Atlântico, desaguando na Barra do Icapara há 16 quilômetros do centro.

Espécies de peixes encontrados 

Traira e os Trairões, Curimbas, Dourados, Piaus, Tilapias, Lambari, Carpas e Bagres

IscasMassa, file de peixe, lambari, artificial, barbela longa

Equipamento necessáriovara leve, linha 10 a 20 libras

CuidadosProtetor solar, repelente, óculos de sol, boné, roupas leves e blusa de frio para a noite, use sempre o colete salva vida, licença de pesca.

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 Como chegar:Acesso pela Rodovia Regis Bittencourt entre Registro e Miracatu

 

    Colômbia-São Paulo 

Quem mora nos estados de São Paulo e Minas Gerais pode pensar: pesca esportiva com emoção só mesmo longe de casa. Lá tem grandes predadores da Amazônia mais perto do que se imagina. Na cidade paulista de Colômbia, na divisa com Minas Gerais, três rios fazem a alegria dos pescadores. Por lá, é possível se divertir com a grande quantidade de corvinas.O lugar atrai pescadores principalmente do estado de SP, no local a pesca é liberada o ano todo, mês. A pesca de corvinas conhecida como rodadinha, é só deixar a isca descer a te o fundo e esperar, tem muito peixe lá, o problema é que a isca é o lambari. Que não pode ser capturado na época de reprodução.  

Muitos estão acostumados com o corrico que utiliza a isca artificial em alta velocidade e os tucunarés atacam mas, lá é preciso usar a velocidade de um motor elétrico muito suave, por isso a lambari como isca viva é indicado.

Espécies de peixes encontrados 

Corvina, Dourado, Tambacu

IscasInna Pro Tunned, Zara, Minhoca, massa

Equipamento necessário:Vara 15 lbs, linha 20 lbs, anzol pequeno

CuidadosProtetor solar, repelente, óculos de sol, boné, roupas leves e blusa de frio para a noite, use sempre o colete salva vida, licença de pesca.

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 Como chegar: Rodovia:Brigadeiro Faria Lima até: SP 310 Matão-Barretos – Divisa Minas Gerais- Colômbia

 

     Cachoeira das Emas 

Distrito localizado na cidade de Pirassununga Estado de SP . No local ainda está situada a Vila Santa Fé, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais, uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (o antigo Laboratório de Peixes Fluviais Doutor Pedro de Azevedo), do Pólo Centro Leste da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

Distantes cerca de nove quilômetros do centro de Pirassununga utilizando a SP-201 , e às margens do Rio Moji-Guaçu, é o mais importante recanto turístico do Nordeste paulista, onde há lazer, e é muito frequentado por visitantes, de passagem por esta rodovia, e pescadores. Existe ainda o destaque, dos vários restaurantes e quiosques especializados na culinária à base de peixes.

A pesca é uma das principais atrações e, juntamente com o turismo, uma importante fonte de renda. Os principais peixes são: dourado, mandi, curimbatá e piapara. Porém na época da Piracema a pesca é proibida. No local ainda existe um Posto da Polícia Ambiental, braço daPMESP

Espécies de peixes encontrados

Dourado,curimbatá, Piapara,Mandi (proibição da pesca na época da Piracema)

IscasMuçum, Tuvira, plug meia água, lambari, anzol adornado com bijuterias fixados com fita veda rosca (dica dos pescadores locais)

Equipamento necessário:Vara leve 50 /70 lbs , carretilha grande,linha 50 a 70 lbs

Cuidados: óculos de sol,colete salva vidas, licença de pesca, tem muito enrosco.

HospedagemVide páginas Pousadas, hotéis

Como chegar: Região de Pirassununga pela SP-201

 

              Panorama

 

Localizada no Estado de São Paulo, às margens da Represa Porto Primavera, criada no Rio Paraná a partir da divisa Oeste dos Estados do Paraná e São Paulo, maior paredão brasileiro represando águas, com mais de 10.000 metros de extensão. 

Virou centro turístico da pesca.

Localização:

Município da Região de Presidente Prudente no Estado de São Paulo

Limites:

Distâncias:Presidente Epitácio, Caiuá, Ouro Verde, Santa Mercedes, Paulicéia, Brasilândia (MS)

Da Capital:

687 Km

Espécies de peixes encontrados

Tucunaré,Piapara, Traira,Pacu, Jaú, Pial, Lambari

Iscas:Zara,Caranguejo,lambari,camarão artificial, iscas naturais.

Equipamento :Vara leve carretilha média linha 10 a 30 lbs

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

Como chegar: Acesso rodoviário SP-280, SP-209, SP-300, BR-158 e  SP-294
 

              Paraibuna 

Paraibuna tem muitas opções de pesca, diversidade de peixes, entre eles o tucunaré azul, um peixe raro e muito cobiçado.
Peixe-Símbolo
A Piabanha foi um peixe-símbolo da bacia do Rio Paraíba do Sul, chegando a ser a segunda espécie mais capturada e consumida no início da década de 50. Diversos fatores contribuíram para a sua redução populacional, como a introdução do Dourado, o desmatamento, a poluição e a construção de barragens.
Hoje, a espécie é reproduzida com técnicas especiais e em larga escala na Estação de Hidrobiologia e Aqüicultura da CESP, em Paraibuna, pelas equipes da área de meio ambiente da empresa. A reprodução é feita para fins de repovoamento dos seus reservatórios da bacia do Rio Paraíba do Sul.

Em São José dos Campos esta o Aeroporto mais próximo, com vôos diários para as principais cidades e capitais do pais, através de varias companhias aéreas.

Esta interligada às principais cidades à malha rodoviária, pelas rodovias:
Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Presidente Dutra – São Paulo, Interior e Cone Leste Paulista (Vale do Paraíba).
Dos Tamoios, São José dos Campos a Costa Verde Paulista, Litoral Norte ( Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), Litoral Sul (Bertioga, Guarujá, Santos) e litoral do Rio de Janeiro ( Paraty e Angra dos Reis).

Espécies de peixes encontrados

Tucunaré

IscasSpinner,stick

Equipamento necessário:vara leve, carretilha pequena,linha 20 a 30 lbs

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 

 Represa de Nazaré Paulista

Com uma represa que abrange grande parte do município, Nazaré Paulista e encravada na serra da mantiqueira  o Atibainha esta muito próximo a capital

Além da natureza privilegiada, a cidadezinha a mais de mil metros de altitude oferece muitas opções de hospedagem.

Espécies de peixes encontrados

 Tilápia,Tucunaré , Jacundá, Traira, Black Bass 

 IscasMilho, Stick , minhoca, minhoca artificial, tuvira, capim, erva doce

 Equipamento necessáriovara leve,carretilha lev,e linha 15 a 30 lbs

 Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 Como chegar: Rod. Dom Pedro I continuação da Rod. Fernã Dias

 

    Represa de Graminha

Rod. Caconde-Divinolândia, km 293 a 350 kms de SP

Ótimo local de pesca e lazer com muitas atividades ao ecoturismo

Espécies de peixes encontrados

(tucunaré, tilápia, pacu, mandi, traíra, lambari, curimbatá entre outros.

IscasZara, Stick

Equipamento necessário: varas  leves ,iscas artificiais  Stick.

 Hospedagem: Vide páginas Pousadas

 Como chegar: Rod. Caconde / Divinolândia km 293i

 

        Represa de Igaratá 

Distante cerca de 100 km da cidade de São Paulo, é considerada um dos melhores pontos para a pesca do tucunaré na região sudeste. Abrange as cidades de Igaratá, Jacareí, Santa Branca e São José dos Campos, sendo formada pelo Rio Jaguari.

Os peixes mais comuns são  tucunarés,  saicangas,  jacundás e  lambaris.

Espécies de peixes encontrados

Tucunarés,  saicangas,  jacundás e  lambaris

IscasPopper,zara, mosca, massa

Equipamento necessáriovara nr 3 a 6, carretilha plus,

linha wf float.

 HospedagemVide páginas Pousadas, hotéis 

Como chegar: Rodovia pres. Dutra/Rodovia Dom Pedro chegando a cidade de Igaratá

 

         Buritama

 

Rio Tietê, localizada a 540 kms da Capital na região de Araçatuba. Indicada pelos pecadores da região como excelente ponto para a pesca de piaparas, piaus e pacus. Grande facilidade para alugar barcos e piloteiros.Às margens da represa de Avanhandava em Buritama distante da capital 550 kms e com acesso pela Rodovia Castelo Branco, poucas horas de viagem por rodovia muito tranqüila e de fácil acesso, fica próximo a cidade de Birigui.

 Espécies de peixes encontrados

Piapara, Pial , Pacu, Piracanjuba, Curimbatá e Tilápia

Iscas:Milho, erva doce,capim, fly, Popper, Filé de peixe

 Equipamento necessáriovara 10 a 20 lbs, linha 20 a 40 lb

 Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 

 Represa de Jumirim – Avaré

Foto da represa com seus mais de 100 km de extensão. A cidade de Avaré  fica uns 20 km ao norte da represa formada pelo Rio Paranapanema. 

Jumirim vem do Tupi-Guarani, Jurumirim, que significa salto pequeno, existente no Rio Sorocaba Teve seu impulso na era do café e foi colonizada por imigrantes predominantemente de origem Italiana, cujos costumes, alimentos e o próprio linguajar sofreu  grande influência.

Jumirim hoje  é mais conhecida pela sua pesca, tanto na represa do “Guedes” como na Ponte da Amizade, ambas no Rio Sorocaba.

Espécies de peixes encontrados

Tucunarés 

IscasZara, Popper

Equipamento necessário: varas  leves , 15 a30 lbs, iscas de  superfície

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis 

Como chegar: Avaré a aproximadamente 350 kms da Capital

 

Presidente Epitácio- Estância turística

     Represa de Presidente Epitácio

Presidente Epitácio é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo estado de SP, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística.

 Rio Paraná em Presidente Epitácio, divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul.

Espécies de peixes encontrados

Tucunaré, Piranha, Jundiá, Pacú

Iscas: Artificial plug de barbela meia água, zara,lambari,stick, sapo de borracha e popper

Equipamento necessáriovaras  leves e iscas pequenas.

 Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

Como chegar: Rodovia SP-270/Raposo Tavares

Liga a cidade de São Paulo até Presidente Epitácio na divisa com Mato Grosso do Sul

 

 Minas Gerais

  Rio Paranaíba

Nasce no estado de Minas Gerais. Um dos formadores do rio Paraná.

No município de Rio Paranaíba e, após percorrer 1.170 km, junta-se com o Rio Grande, formando então o majestoso Rio Paraná. Entretanto, das nascentes formadoras do rio Paranaíba, a mais distante é a do seu afluente Rio São Bartolomeu, cujo cursose inicia nas proximidades de Brasília, a partir da junção dos rios Pipiripau e Mestre D’ Armas, a partir dos municípios de Coromandel e Guarda-Mor,  o rio Paranaíba forma a divisa natural de Minas com Goiás e, já próximo de sua foz, de Minas Gerais com Mato Grosso do Sul.

Seus principais afluentes são: Margem direita (GO Rio São Marcus (MG-GO),rio Corumbá, rio Meia-Ponte , rio dos bois, rio Claro e Rio Verde, rioCorrente e rio Aporé (GO-MS). Margem esquerda (MG): Bagagem, Dourados, Araguari e Tejuco.

Espécies de peixes encontrados

Pirambeba, Cachorro, Tucunaré Amazônico, Piracanjuba,Curimbatá, Piapara, Mandi,Pintado, Corvina

IscasMinhoca,Minhocussu,filé de peixe, isca branca, Zara, Popper,Stick

Equipamento necessáriovara 40 a 60 lbs, linha 30 a 50 lbs

Hospedagem:  Vide páginas Pousadas, hotéis

Como chegar: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba BR-262 – BR-354 – BR-354 – MG-230

 

     Rio Pardo de Minas

Nasce de uma pequena mina, de águas límpidas, na Serra do Cervo, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, município de Ipuiuna no estado de Minas Gerais.

Atravessa a região noroeste do estado de São Paulo e, após percorrer 573 Km, deságua no Rio Grande, na divisa com o estado de Minas Gerais.

Local piscoso de quantidades e tamanhos, sempre acontecem  surpresas agradáveis ao tirar um peixe da água.

Espécies de peixes encontrados

Principalmente o Dourado e o Pacu

Iscas:Tuvira, coração de boi, pedaço de queijo para Pacú.

 Equipamento necessárioVara leve, carretilha ou molinete leves, linha 30 a 50 lbs

 Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

Como chegar: Norte de Minas BR-040, BR-135, BR-251, MG-404

 

    Rio Mojiguaçu

Rio que nasce no Minas Gerais na cidade de Bom Repouso na Serra da Mantiqueira. O rio nasce a 1.650m de altitude no sul de MG com o nome de Ribeirão do Corisco , e suas águas percorrem a região central e nordeste do estado de SP, até desaguar a 470m de altitude no Rio Pardo na divisa dos municípios de Pontal,Pitangueiras e Morro Agudo.O Rio Pardo é um afluente do rio Grande que, ao se juntar com o rio Paranaíba, forma o rio Paraná.

É no Distrito de Cachoeira de Emas em Pirassununga que o rio tem o seu principal ponto turístico. Nesse local, cortado pela SP-201, existem vários restaurantes que tem como pratos especiais os peixes. É um recanto turístico muito visitado.

Espécies de peixes encontrados

Corimba, Dourado, Piracanjuba, Piapara, Caranha, Pial , Tambaqui 

Iscas: Massa, tuvira, coração de boi, milho

Equipamento necessário:

 Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 

Represa de furnas, na cidade de Alfenas

Considerado o mar de Minas,  abrange 34 municípios . Seu volume de água é sete vezes maior que o da Baía da Guanabara, sua área é de 1.473 km2 e sua extensão de perímetro é de 3,7 mil km. O represamento das águas dos rios Grande e Sapucaí, viraram  cânions , lagos, cachoeiras e praias artificiais.

Com uma excelente infra-estrutura, atrai pescadores e adeptos do mergulho.

A pesca pode ser praticada do barranco ou através de aluguel de barcos.

Espécies de peixes encontrados

Tucunaré ,Trairão, Corvina e Pintado

Iscaslambari, zara, stick, Popper, minhoca

Equipamento necessário:

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis 

 

        Rio São Francisco 

(pela sua extensão) existem ótimos locais de pesca principalmente na Bahia

Na Bacia do São Francisco existem várias espécies de peixes migradores, importantes para as pescarias comerciais e esportivas. Já foram identificadas 152 espécies de peixes nativos da bacia. Entre elas as mais importantes nos rios e lagoas naturais da bacia destacam-se as migradoras, curimatã-pacu, dourado, surubim, matrinxã, mandi-amarelo, mandi-açu, pirá e piau- verdadeiro, e as sedentárias, pacamão, piau-branco, traíra, corvinas, piranha-vermelha e piranha-preta.

Pode-se encontrar muitas espécies de outras bacias hidrográficas, ou mesmo espécies exóticas, entre elas os tucunarés, colocados nos reservatórios de Três Marias e Itaparica, a pescada introduzida em Sobradinho, além de diversas outros peixes colocados na bacia como experimentos de cultivo que são carpas, tilápias, tambaqui, pacu-caranha, apaiari e o bagre-africano.

Um bom local de pesca  no São Francisco é na região de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, captura-se surubins, dourados, piaus, curimbatás e matrinxãs, outras cidades como Barra e Xique-Xique oferecem bons pontos de pesca.

A melhor época é de maio a outubro, depois das cheias. Outro bom local de pesca é em Aracaju (SE), nas corredeiras do rio São Francisco você captura surubins-pintados e dourados.

Uma nova espécie de Piau foi descoberta no Norte de Minas, durante o monitoramento da Cemig na bacia do Rio Jequitinhonha. O peixe de pequeno porte, com cerca de 10 cm de comprimento, tem máculas (bolas) pretas grandes e médias distribuídas pela lateral de seu corpo.

O peixe foi capturado no Córrego Vacaria, um afluente do Jequitinhonha, localizado em Padre Carvalho, no Norte de Minas, dentro das ações de monitoramento do Programa Peixe 

Espécies de peixes encontrados

Tucunaré ,Piau,Surubins,dourados,curimbatás,matrinxãs

Iscasiscas artificais de superfície,meia-água e fundo, natural pequenas

 Equipamento necessáriovara média/pesada 5,6 a 6,0 linhas de 8 a 17 libras.

 Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 

         Amazonas

Rio Amazonaslocalizado na América do Sul é o segundo rio mais extenso do mundo e de longe com maior fluxo de água por vazão. O Amazonas tem sua origem na nascente do rio Apurimac (alto da parte ocidental da Cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no Delta do rio Amazonas, no norte brasileiro. Entra em território brasileiro com o nome de rio Solimões e finalmente, em Manaus após a junção com o Rio Negro, recebe o nome de Amazonas e como tal segue até a sua foz no Oceano Atlântico.

Espécies de peixes encontrados

Abotoado, Acara-Açu, Apapá, Aruanã, Barbado, Bicuda,Cachara,Curimbatá, Jurupoca entre outros

Iscas:Tuvira, Muçum. Minhocuçu, filê de peixe

Equipamento necessário:Varas de ação pesada,varas 30 a 50 lbs

Cuidados: óculos de sol,colete salva vidas, licença de pesca, repelente, vacina febre amarela

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 

Piauí/Maranhão

 Rio Parnaíba

Conhecido como “Velho Monge”  banha os estados do Piauí e Maranhão. O seu nome é oriundo da língua Tupi e significa “mar ruim”, através da junção dos termos paranã (“mar”) e aíb (“ruim”)

Toda a economia, toda a história deste estado de alguma maneira se liga ao Parnaíba tem um importante papel sócio-econômico. Isto se verifica, principalmente, pela potencialidade de seus recursos naturais que propiciam aptidão para o desenvolvimento de inúmeras atividades, principalmente  pesqueiras e agropastoris, de navegabilidade, de energia elétrica, de abastecimento urbano, de lazer, dentre outras.

A possibilidade de navegação deste rio facilitou o povoamento e as comunicações até pouco tempo atrás. Hoje, a navegação é feita, principalmente na época de cheias, por pequenas embarcações.

O Rio Parnaíba foi o berço da capital do estado do Piauí, a cidade de Teresina foi projetada e construída em suas margens em função da importância estratégica de sua navegabilidade, embora seja a divisa natural dos dois estados, é um fato reconhecido que sua relevância histórica, econômica e cultural é bem maior para o Piauí que para o Maranhão,a ponto de ser exaltado.

Espécies de peixes encontrados

Tucunaré amarela e azul

Iscas: Popper, Zara, Stick

Equipamento necessário:vara leve, linha 30 a 50 lbs

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

  

 Bahia

 

 Rio Paraguaçu

É o maior rio genuinamente baiano, muito piscoso em toda a sua extensão e navegável das cidades à sua foz.Já foi a principal via de transporte e comunicação de toda a região.

O nome “Paraguaçu” é de origem tupi e significa “mar grande.

Nasce no Morro do Ouro Serra do Cocal município de Barra da Estiva, Chapada Diamantina,desemboca na Baía de todos os Santos entre os municípios de Maragogipe e Sauara.

Espécies de peixes encontrados

tucunaré, crumatá, traíra, acari e piau

Iscas:Filé de peixe, branquinha,massa, zara, popper

Equipamento necessáriovara 20 a 30 lbs, linha 30 a 50 lbs

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 

Mato Grosso

      RIO XINGU

Rio Xingu  Rio Brasileiro que nasce no estado de Mato Grosso, que segue pelo estado do Pará e deságua  próximo a foz do Rio Amazonas, o rio tem aproximadamente 1870 km de extensão.

Na região de sua cabeceira abriga o Parque Indígena do Xingú o primeiro parque indígena do Brasil, sendo a principal fonte de água e alimentos para uma população de cerca de 4.500 índios que vivem no Parque.

 O Xingu é um rio interior amazônico, que nasce a oeste da Serra do Roncador e ao norte da Serra Azul, no leste do Mato Grosso. Corre na direção sul-norte, paralelo aos rios Tapajós e Tocantins, e após percorrer pouco mais de 2 mil quilômetros, deságua ao sul da Ilha de Gurupá (PA), na margem direita do Amazonas, do qual é um dos maiores afluentes.

O município mais próximo é Gaúcha do Norte MT, a 60 Km do Rancho, estrada de terra em boas condições.

Pescaria no Rio Xingu, Rio Sete de Setembro, Rio Kuluene (Culuene), São encontradas diversas espécies de peixes como Piraíba, Pirarara,Jaú,Matrinxã, Mandubé, Bico de Pato, ,Pacú da Amazônia, Barbado,Bicuda, Cachara, Cachorra, Corvina, Pintado, Tucunaré em algumas épocas do ano, Trairão.

O peixe predominante o ano todo é o Cachara (Pintado), sendo que no final de Maio, Junho, Julho, Agosto e começo de Setembro, predomina a Matrinchã.
A Piraiba é encontrada todo o ano, mas principalmente em Março, Abril e Maio, quando o rio está mais cheio.

Para chegar ,deve-se passar por Barra do Garças (Rio Araguaia), onde o pescador verá a melhor opção para ir de sua cidade até a Barra, depois passa-se por Nova Xavantina (Rio das Mortes), Água Boa e Canarana (tudo asfalto), chegando em Canarana, existem opções de avião ou por terra, estrada de terra batida  boa aproximadamente 160 kms até a beira do Rio.

Pesca de Superfície

Iscas artificiais dão um excelente resultado principalmente para pesca esportiva da Cachorra, Bicuda, Matrinxã, Tucunarés, Trairão, encontrados em diversos pontos do rio e em vários lagos da região.

Pescaria de Fundo

Espécies de peixes encontrados

Piraíbas, Cacharas, Pirararas, Jau, Cachorra. Bico de Pato

Cota: 10 kg +1 exemplar

IscasTuvira, branquinha,e pedaços de peixe

Equipamento necessário:Varas pesadas, linha 0,60 anzol /12 acima

Cuidados: óculos de sol,colete salva vidas, licença de pesca, repelente, vacinas febre amarela

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

Como chegar: Chegando a cidade de Canarana, a beira do Rio fica localizada à 160 kms, transporte terreste de terra batida,porém, em boas condições. 

Para a pesca de Piraíbas, Cacharas, Pirararas, Jau, e várias outras espécies, são usadas chumbadas e anzol de vários pesos e tamanhos, com íscas vivas (Tuviras, branquinhas e pedaços de peixes também da região.

 

          Rio São Lourenço

Rio situado na região do Pantanal Norte, bacia do Prata, afluente do Rio Cuiabá e conseqüentemente uns dos formadores do Rio Paraguai. Rio com uma estrutura de pesca muito boa, galhadas, pauleiras, praias, areões, alguns pontos com corredeiras. Banha o estado de Mato Grosso, nasce no município de Campo Verde passando pela cidade de Dom Aquino e deságua no Pantanal. Excelente para pescar. 

 Espécies de peixes encontrados

Surubim Pintado, Pacu Caranha, Piau, Palmito, Fidalgo, Piranha, Piraputanga, Cachorra, Mandi, Abotoado e Jaú.

Iscasiscas pequenas,fígado, massa,filé de peixe, zara,Popper,stick.

Equipamento necessáriovaras  leves, iscas pequenas, zara,Popper,stick.

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

Como chegar: Belo Horizonte até a cidade de Rondonópolis, prefira o caminho pela BR262 até o Triângulo Mineiro (Uberlândia), depois siga para Itumbiara e dali para a cidade de Mineiros no estado de Goiás, desta para Rondonôpolis/MT, de Rondonôpolis vocês seguirão sentido a Cuiabá. A entrada para a cidade de São Lourenço de Fátima fica próxima a Rondonôpolis.

 

 Mato Grosso do Sul

 Rio Miranda

 Rio que banha o estado de Mato Grosso do Sul.

O Rio Miranda é formado no encontro do Rio Roncador e Córrego Fundo  a uma altitude de 320 metros acima do nível do mar. Percorre uma distância estimada de 490 km, desembocando no Rio Paraguai no município de Corumbá a 83 metros de altitude. tendo como principal afluenteo Rio Aquidauana.

Espécies de peixes encontrados

Dourado, Pintado, Pacu, Piau,Jaú

Iscas:Tuvira, Milho, Massa, Caranguejo

Equipamento necessáriovara 50 a 70 lbs, linha 30 a 50 lbs

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 

            Rio Cuiabá

Banha o  estado de mato Grosso possui grande importância histórica em seu estado, aonde já foi servido como principal fonte de comunicação de MT para o centro-sul do Brasil.

O rio Cuiabá  teve muita serventia, ajudando no transporte, no meio de comunicação e ate mesmo na produção de energia, aonde as comunidades ribeirinhas retiravam o azeite de peixe, que servia como combustível de iluminação de algumas residências. Além de servir como fonte de cultura mato-grossense.

 A poluição chegou a tal ponto, que o número de peixes diminui ano após anos. Encontrar um peixe realmente grande já virou algo raro. Desde o funcionamento da Usina Hidrelétrica de Manso, o rio anda seco, fazendo pescadores que vendem peixe terem que descer até o município de Santo Antônio para obter uma boa pesca. Certos pescadores acham perigoso consumir peixes pegos no rio Cuiabá.

Espécies de peixes encontrados

Arraia, Bagre, Barbado,Botoado, Pintado, Cachara,Curimbatá, dourado, Jaú entre outros.

Iscassardinhas e pedaços de chimburés

Equipamento necessáriovara pesada, linha 50 a 70 lbs

 Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 

Rio Grande do Sul

 

 Rio Uruguai

É um rio sulamericano que nasce na Serra geral e que forma-se pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A nascente mãe do rio é o Rio Pelotas, que nasce a cerca de 65 km a oeste da costa do Atlântico, a foz do Rio Uruguai é a  bacia Hidrográfica do Prata e pela  junção dos rios Uruguai e Paraná. O rio Uruguai é um dos rios mais importantes na hidrografia do sul e serve de fronteira entre o país e a Argentina e o Uruguai, tendo Uruguaiana como principal cidade gaúcha banhada por suas águas.

Espécies de peixes encontrados

Dourado,Surubi, Piava, Grumatã ou Corimba, Traira, Pintado Amarelo,Piracanjuva

Iscas:Tuvira, Fruta-Azeda, milho, caramujo,minhoca, mortadela

Equipamento necessário: vara 20 a 40 lbs, linha 40 a 50 lbs

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 

 SP/MG/MS

Rio Paraná

(‘como o mar’ ou ‘parecido com o mar’, do tupi para (mar) e na(se parece com ou como) é um rio sul-americano que nasce entre os estados de SP,MG e MS  , no  Brasil na confluência de dois importantes rios brasileiros: o Rio Grande e Paranabaíba. O Rio Paraná corre aproximadamente no eixo central da Bacia do Paraná . Seu percurso, banha também o estado do PR, adquirindo uma extensão total de 4.000 km, que lhe renderia o posto de sétimo rio mais extenso do mundo quando contado o trecho do rio Grande. O rio Paraná demarca a fronteira entre Brasil e Paraguai numa extensão de 190 km até à foz do Rio Iguaçu.

Ponte sobre o rio Paraná, divisa

Entre Mato Grosso do Sul, Paraná e

Paraguai.

Espécies de peixes encontrados

Pacu Branco, Pacu Manteiga,Abotoado, Aruanã, Cachara,Curimbatá, Dourada, Mandubé

IscasHélice e Poppers, Tuvira, filé de peixe

Equipamento necessário:vara pesada 50 a 70 lbs linha 30 a 50 lbs

 Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis

 

             Rio Paraguai

Rio da América do Sul que banha quatro países. Nasce na  Chapada dos Parecis, no estado brasileiro de Mato Grosso e banah também o estado de Mato Grosso do Sul afluente do rio Paraná. O rio, ao contrário da percepção popular, não define a fronteira Bolívia-Brasil e sim parte da fronteira Brasil-Paraguai e da fronteira  Argentina-Paraguai .

Em seu percurso inicial (cerca de 50 km) tem o nome de rio Paraguaisinho, mas logo passa a ser conhecido como rio Paraguai, percorrendo um trajeto de cerca de 2621 km até desaguar no Rio Paraná.

Dentro do território brasileiro, o rio Paraguai percorre cerca de 1693 km desde as nascentes até a desembocadura do Rio Apa. A navegabilidade do rio em terras do Brasil dá-se satisfatoriamente a partir de Cáceres (passando por Corumbá) até a foz do Rio Apa. Seu trajeto tem extensão total de cerca de 1323 km.

O rio Paraguai é o principal rio da Bacia do Rio Paraguai, uma das doze macro-bacias hidrográficas do Brasil.

“Paraguai” significa, em língua Tupi, “água de enseada de mar”,

Espécies de peixes encontrados

Barbado, Cachara,Dourado, Jaú, Jurupensen, Palmito, Piraputanga, Pintado,Piau

IscasMassa, Salsicha, Fígado, lambari,Coração de Boi e Rã, filé de peixe

Equipamento necessárioEqto pesado, linha 50 a 70 lbs

Hospedagem: Vide páginas Pousadas, hotéis